Janeiro + Fevereiro 2012
A história desta fotografia
01/01/2012
"Cesária, cretcheu", 2004.
Vou pela manhã fotografar no centro do Mindelo. O objetivo era mesmo esse - fotografar. Levo bastantes rolos e duas máquinas. "Fotografar" inclui ligar com as pessoas. Estar lá, sem pressas. Comunicar. Sentir. Rir. Sorrir. Ver. Depois de fotografar no mercado, sigo a linha da costa. E deparo-me com um barco com o nome "Cesária"! Mágico. Foi mágico. Algum dia, sabia eu, iria publicar a fotografia. Aqui está. Por ti, Cesária, com o Projeto "Cesária, cretcheu".

Questões técnicas
01/01/2012
Esta fotografia resulta da digitalização de película de diapositivo 35m Kodachrome VS. Foi feita com a Hasselblad XPAN e a magnífica lente de 30mm. Para garantir a maior profundidade de campo, foquei-a na distância hiperfocal. Não me recordo, mas devo ter colocado o diafragma bastante fechado. Sem tripé, porque luz havia muita.
Opinião crítica
01/01/2012
Trata-se de uma fotografia com uma composição especial. Há o punctum que é o nome "Cesária". Há o Monte Cara no fundo, como que personificando a cantora. Ambos são símbolos do Mindelo. Depois, num conjunto de diagonais, os barcos e especialmente a proa do barco da direita (muito batida!) têm uma força que invade as vistas. O barco quase que é maior que o monte lá atrás e do que o "Cesária". Para a sua direita há um pouco do contexto fabril do porto. Os mundos do imaterial, dos simbolos, dos barcos abandonados e naufragados, é separado do mundo real, metálico e material.
Onde a colocar
01/01/2012
Numa casa onde Cabo Verde é sentido e ouvido. Na sala de alguém que goste de viagens e de música. De alguém que entenda esta luta entre o imaterial, simbólico e eterno, e o material, temporário e fugaz. Na maior parede branca que tenha livre!
. . . .
. . . .
. . . .
. . . .
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine