Looooong Shots
Este maior projeto tem páginas próprias. Por favor, veja aqui.
 
O Corvo (Bruxelas 2011-2012)
A primeira vez que o vi foi na Floresta de Soignes, no topo de uma árvore morta. Mas reparei mesmo nele quando depois apareceu junto ao Atomium, numas árvores à direita. Noutra ocasião, a mesma ave negra aparece no topo dos edifícios junto ao Botanique. E depois, no Bois de La Cambre, no meio da relva. No caminho para o supermercado, não o vejo no meio das árvores, mas ouço-o, algures. Não pode ser sempre o mesmo. Será? A probabilidade de ser o mesmo não é 0. Ele segue-me. A Natureza persegue-me.

(fotografias no âmbito do Projeto Looooong Shots, tamanho gigante e alta resolução, expostas em Bruxelas 2012-2013)
 
 
E depois havia um elefante (Bruxelas 2011-2012)
Vejo como a Natureza se revela, na cidade. Há árvores que vencem a força do Homem, brotando entre o pavimento e o betão. Vejo a simetria extraordinária de flores nos parapeitos das janelas. Até numa loja de mil-e-uma-coisas aparecem uns enormes cristais de quartzo, no meio de papel-higiénico, de ferramentas ou de picadoras de carne. Há um corvo que me persegue, na floresta, na cidade e nos parques. Com um tigre a um leão, os gatos aparecem de formas extraordinárias, desde em bonecos de peluche, porcelana, madeira, aos reais, a espreitar das janelas. E depois havia um elefante!

(fotografias no âmbito do Projeto Looooong Shots, tamanho gigante e alta resolução, apresentadas no OPENSHOW Coimbra 2013, Sala Das Caldeiras/TAGV)
A Natureza decide (Bruxelas 2011-2012)
No processo de execução de fotografias panorâmicas de tamanho gigante e alta resolução, decidi focar um detalhe ou um plano naquilo que é uma fotografia de enormes dimensões relativas. A Natureza decidiu o resto, naquilo que ficou focado e desfocado. Pode ter sido um floco de neve, ou a casca de uma determinada árvore. Eu aceitei as decisões da Natureza.

(fotografias no âmbito do Projeto Looooong Shots, tamanho gigante e alta resolução, algumas expostas em Bruxelas 2012-2013)
Gatos de Bruxelas
(Bruxelas 2011-2012)

Passa-se qualquer coisa com os gatos em Bruxelas. Vou correr e vejo um boneco enorme de um tigre branco, numa janela. Vou às compras e vejo um de porcelana. Noutra rua e noutra janela, um de madeira, enorme. Mas depois aparecem verdadeiros, à espreita. Uns tímidos. Uns vaidosos. Uns desconfiados. Outros altivos. Uns infelizes. É à frente de nossa casa. É no WC de uns amigos, num cartaz. Em cartazes nas ruas. Até há um leão numa loja. Eles estão por todo o lado!

(fotografias no âmbito do Projeto Looooong Shots, tamanho gigante e alta resolução)
 
 
Cesária, cretcheu
Este maior projeto tem páginas próprias. Por favor, veja aqui.
Honourable Mention at International Photography Awards 2010

Professional
Fine-Art Landscape
Nature Landscape
Litosferas
These photographs are part of a series where the theme is the disparity between the inorganic and the organic (very much present in João's work), between the hardness and apparent timelessness of rock and stone, and the organic softness and temporal dynamics in life, plants, water and even breaking ice. Violating common rules of composition, rocks appear in the bottom half and backgrounds are only partially shown and cropped, resulting in an unclear sense of scale and of context. In B&W, the variety of textures, shadows and lit areas enhance the conceptual and visual contrasts that give meaning to this set.
IPA2010 Honorable Mentions Fine Art Nature & Nature Landscape
IPA2010 Honorable Mentions Fine Art Nature & Nature Landscape
IPA2010 Honorable Mentions Fine Art Nature & Nature Landscape
IPA2010 Honorable Mentions Fine Art Nature & Nature Landscape
IPA2010 Honorable Mentions Fine Art Nature & Nature Landscape
 
Juntos, ao alcance do braço e coração
Estas fotografias, da Índia e Cabo Verde, fazem parte de um pequeno projeto de retratos de família. O ponto em comum são os laços físicos e emocionais, no alcance do braço e coração.
IPAwards2008 Honorable Mentions Familiy and Portrait
IPAwards2008 Honorable Mentions Familiy and Portrait
IPAwards2008 Honorable Mentions Familiy and Portrait
IPAwards2008 Honorable Mentions Familiy and Portrait
IPAwards2008 Honorable Mentions Familiy and Portrait
 
Mantendo tudo no sítio
Esta é uma única fotografia premiada, de um carvalho especial. O significado do título em conjunto com a imagem tem vários sentidos, literalmente, no sentido de a importância das árvores na vida, mas também metaforicamente sendo uma ligação entre o céu, ar e terra. Há um outro entendimento no título, que significa "manter o controlo".
IPAwards2008 Honorable Mention Nature Trees
 
Horizontes Verticais
São fracções de objectos verticais, seguindo linhas fotográficas horizontais. Em comum está a captação das bases desses objectos, seja de pessoas ou de árvores, riachos, chãos ou estruturas. É dessas bases de onde radicam as suas existências, vidas, situações, horizontes, na sua evolução, vida e forma verticais. Fraccionando, imagina-se o todo, conferindo-lhe um conteúdo por parte do observador, ajudado pela contraposição do Homem com a Árvore, o Artificial com o Natural, o Inorgânico com o Orgânico, o Monocromático com o Policromático, o Geométrico com o Irregular.

A conjugação destas linhas incompletas de objectos, fracções de existências sobre as quais se pode conjecturar e analisar, incluindo os seus opostos, é uma forma de Desconstrução. É uma peça importante na geração da inspiração, abstracção e mesmo do sentido estético. Ultrapassa-se o mais óbvio e aparentemente banal, encontrando o mais significativo e belo das coisas simples.
Menção Honrosa no International Photography Awards 2008

Profissional
Fine-Art Paisagem
Fine-Art Outros
 
Fragmentos
Esta é uma única fotografia a P&B premiada, de uma cena de rua, no Mindelo, Cabo Verde. Vemos fragmentos de vários tipos, vidro, pedra, tijolos, cerâmica no pavimento e, em última instância, as vidas de três pessoas presentes. Estes estão todos virados em diversas direções. Todas as linhas, texturas e pinturas também são extremamente diversificadas. Tudo é uma metáfora de fragmentos.
7th Annual Black &
White Spider Awards
Pessoas | Fotografia
"Fragmentos" em P&B, 2012
1 Nomeação
Fragmentos
 
 
 
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
 
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
 
 
With light
With the granite grains and crystals
With the hardened trees
With the sand and sea
With the cows
With the dead trees
With the mountains paths
With the flowers and small plants
With the streets
With the ice and cold
With my partner's eyes
With the last moments of the day
With many crossroads
With the death of burnt forests
With the great mushrooms
With dung and flowers
With spikes and softness
With water
With the wild horses
With the changing rivers
With remarkable trees
 
Projetos & Galerias Web
Navegue para ver mais detalhes das fotografias e dos projetos. Convido a clicar nas fotos para ver um pouco mais.
Alguns projetos maiores têm páginas próprias. Também terão exemplares de fotografias maiores. Não fique surpreendido(a) se outra janela for aberta.
Isto é um pouco do muito do meu trabalho de Autor. As obras sinalizadas com uma borda de ouro têm uma relevância especial, por causa de um prémio ou uma forma especial de publicação (numa apresentação pública, exposição ou revista).

Clique & aprecie! Contacte-me nos caso de alguma dúvida, aquisição e impressão.

Mas antes de mais, o seu monitor está calibrado?
Tempus Fugit - Photographia
Uma fotografia pode não ser vista como um registo de um instante único, mas de um instante entre outros - entre instantes distintos, um objecto pode mudar e, ainda, a própria perspectiva com que o objecto é visto pode alterar-se no tempo. Porque o tempo é fundamental em Fotografia, Tempus Fugit é uma photographia contra o imediatismo que parece contaminar a comum observação e Fotografia de hoje. É também uma mostra da diversidade de pontos de vista com que se pode ver o que parece ser objectivo, e de facto não é. Tempus Fugit é mais um convite à consciência no tempo e na diversidade.
Poder no Corpo e no Espírito | Boulder
Elevam-se os músculos a eles mesmo. Mas é a força do espírito que os leva mais acima.
Tête-à-Tête, quem irá sair?
Dois grandes bois lutam pelo território e pelas fêmeas. Não envolve sangue ou feridas, mas é extremamente violento e potente. Está no seu sangue e nos genes, com ou sem a intervenção do Homem. É a primeira vez que se encontram, mas há uma força imbatível que os faz chocar e lutar, juntos mas em oposição. Os seus olhos não têm expressão, como que fossem cegos. Há algo para além de si que os move, em atracção pela expulsão do outro. Cornos e peso são as suas armas. Ganhar é sobreviver, pela sua melhor descendência.
Cabeça-com-cabeça, quem irá sair?
Empatia com o Pastor
O primeiro contacto com as lentes e com a máquina foi de receio. Mas com o tempo e com comunicação com o fotógrafo (eu!) e com a máquina, a empatia surgiu!
O simpático Pastor, o cão.
Companheira numa grande aventura
A empatia com o fotógrafo, no local onde o contexto serve de conforto à pessoa fotografada - no trabalho, no jardim, no parque, em casa, na oficina - resultam em fotografias absolutamente eficazes e genuínas.
Não tem que ser a minha mulher, como neste caso!
Retrato de uma Noz
Se as vermos de perto, antes de comer, há nervuras e volumes que nos fazem lembrar os nossos cérebros. É a força da Natureza num fruto estranho a que nos habituámos a encarar com normalidade. Mas que é muito estanho, é!
Menção Honrosa no International Photography Awards 2008

Profissional
Fine-Art Outros
Natureza Árvores
Auto-Retratos
O meu interior é espelhado no contexto onde trabalho e no relacionamento com tudo que faz parte dele. Sou com as folhas, as árvores. Sou com o chão, com as ondas, mar, areia e uma rocha erodida. Sou com as vacas, os cogumelos, os esqueletos de árvores. Com a terra queimada, crescendo em dor e revolta. Sou máquina fotográfica. Sou os caminhos que faço e que decido percorrer. Sou orgânico e inorgânico. Sou luz e sombra.
Menção Honrosa no International Photography Awards 2008


Profissional
Família e Retrato
 
Lapsos de tempo momentâneos
Video: "1 minuto"
Fotografia: "Um toque de contemporaneidade", 2012

1 Minute / 1 Minuto from JoãoMGil_Alma Lux Photographia on Vimeo.

Algumas coisas perduram | Some things keep on going from JoãoMGil_Alma Lux Photographia on Vimeo.

Video: "Algumas coisas perduram"
Fotografia: "Debaixo da abóbada", 2012
O_Corvo-1
O_Corvo-2
O_Corvo-3
O_Corvo-4
O_Corvo-5
Cats-1
Cats-2
Cats-3
Cats-4
Cats-5
Cats-6
Cats-7
Cats-8
Cats-9
Cats-10
Cats-11
Cats-12
Cats-13
Elephant-1
Elephant-2
Elephant-3
Elephant-4
Elephant-5
Elephant-6
Elephant-7
Elephant-8
Elephant-9
Elephant-10
Elephant-11
Elephant-12
Elephant-13
Elephant-14
Elephant-15
Elephant-16
Elephant-17
Elephant-18
Elephant-19
Elephant-20
 
Árvores fluídas
Entre estas, estão duas nomeações num concurso importante, em Abstratos. Tratam-se de visões oníricas do coração de uma floresta, resultantes da luz especial das ocasiões, mas também da arte e visão no pós-processamento digital aplicado.
7th Annual Photography
Masters Cup
Abstratos | Fotografias "Eu
estive lá" & "A leveza luminosa
da clorofila", 2014
2 Nomeações
A leveza da clorofila
Eu estava lá
Espreitar
Negro sobre ouro
Os preparativos
A explosão
O voo
Olhos nos olhos
IPAwards2008 Honorable Mentions Fine Art Landscape and Other
IPAwards2008 Honorable Mentions Fine Art Landscape and Other
Hor_Vert-2
Hor_Vert-8
Hor_Vert-3
Hor_Vert-9
Hor_Vert-4
Hor_Vert-10
Hor_Vert-5
IPAwards2008 Honorable Mentions Fine Art Landscape and Other
IPAwards2008 Honorable Mentions Fine Art Landscape and Other
Hor_Vert-12
TempusFugit-1
TempusFugit-2
TempusFugit-3
TempusFugit-4
TempusFugit-5
TempusFugit-6
TempusFugit-7
TempusFugit-8
TempusFugit-9
TempusFugit-10
TempusFugit-11
Retrato_MyWife-1
Retrato_MyWife-2
Retrato_MyWife-5
Retrato_MyWife-6
Retrato_MyWife-7
Retrato_MyWife-8
Retrato_MyWife-9
Retrato_MyWife-10
Retrato_Noz-1
Retrato_Noz-2
Retrato_Noz-3
Retrato_Noz-4
Retrato_Noz-5
NatureDecides-1
NatureDecides-2
NatureDecides-3
NatureDecides-4
NatureDecides-5
NatureDecides-6
NatureDecides-9
NatureDecides-10
Home - sítio principal
Looooong Shots
O Corvo
E depois havia um elefante
A Natureza decide
Gatos de Bruxelas
Cesária, cretcheu
Litosferas
Mantendo tudo no sítio
Auto-Retratos
Fragmentos
Tête-à-Tête
Tempus Fugit
Empatia com o Pastor
Companheira numa grande aventura
Retrato de uma Noz
Top - Projetos & Galerias
Juntos, ao alcance do braço e coração
Lapsos de tempo momentâneos
Clique nos links acima & use as teclas de seta para navegação
punctum | fotografia pelas ruas
Horizontes Verticais
Poder no Corpo e no Espírito
Árvores fluídas