. . . .
. . . .
. . . .
. . . .
A história desta fotografia
01/12/2010
Há dias que a neve cai copiosamente e que as temperaturas se mantêm abaixo de zero. É altura de me equipar para um dia inteiro ao ar livre, para fotografar num parque que já conheço e numa floresta para mim ainda desconhecida. Estou na cidade, mas preparo comida e material como se fosse para a montanha. Gradualmente, afasto-me dos ruídos do trânsito e das sirenes da polícia. Ouço as minhas botas, firmes a enterrar na neve. "Vrum, vrum, vrum", aproximo-me de um carvalho isolado. É esmagador. É imponente. De certo que, aqui no meio do branco, sente que me aproximo, à sua maneira.
Questões técnicas
01/12/2010
Foi registada com SLR digital "full-frame", com uma distância focal de 28mm, a 1/90s, 200 ISO e f/5,6. Sem tripé e focando para a distância hiper-focal. Não tem grandes questões técnicas de relevância, para além da exposição ter sido feita para o tronco da árvore ou, de outra forma, +3/2EV acima da medição matricial.
Em pós-processamento, foram feitos pequenos ajustes de contrastes e aplicação de "Unsharp Mask", apenas.

Opinião crítica
01/12/2010
É uma fotografia de uma árvore, na sua essência. Mas diferente do mais comum. A ideia não é mostrar tudo, para convidar à proactividade de quem a veja. Imaginando o que ele/ela veria acima. Esta proactividade, na fotografia ou outra peça criativa, é ela mesma um processo criativo rico. Se gerada na cabeça do observador, cria importantes sentimentos, e um entendimento melhor e mais próximo do objecto. Esta fotografia é potente nisto. Isto também é provocado pela textura da casca, em grande contraste com a superfície lisa da neve. As formas ajudam na composição simples mas forte. As árvores ao fundo ajudam no sentido de escala.
Onde a colocar
01/12/2010
Esta fotografia tem que respirar!
Tem de explodir de uma parede!
E você/tu precisa/s de olhar para ela com esta música de piano a tocar bem alto!
Sugiro usar um passpartout cinzento à volta, com uma moldura negra ou cinza escura (de madeira ou de metal). O ficheiro original permite impressão com a melhor qualidade para 45cm x 30cm, sem "upsampling".
Sente-se/Senta-te para trás e aprecia!

Dezembro 2010
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine