A história desta fotografia
01/12/2007
Saímos do Refúgio bem cedo, com gelo por todo o lado. Só teríamos neve mais acima, mas a geada a baixa altitude era impressionante. Os cristais de gelo formavam-se em todas as superfícies, nas rochas, no chão, nas plantas. O chão está também gelado, estalando ao peso das botas. O Sol brilha, adivinhando-se um bom dia de montanha. Ao olhar para o chão, reparo neste pedaço de tronco, velho. Os cristais de gelo parecem dentes. A luz baixa é uma tentação, à qual não consigo resistir, parando para tirar a máquina e uma fotografia.
Questões técnicas
01/12/2007
Esta fotografia resulta da digitalização de película de 35mm. Aquando da obturação, tive o cuidado em expor para 1 stop ou 1 e meio a menos, garantindo-me negros profundos, em contraste com a brancura, formas e texturas dos cristais de gelo. Caso contrário, a fotografia ter-me-ia saído sobre exposta. Por isto, para uma película de 50 ou 100, com uma abertura de diafragma relativamente grande, não precisei de tripé.
Opinião crítica
01/12/2007
Esta fotografia a P&B, com grandes contrastes entre os brancos dos cristais de gelo e os negros das sombras, resulta simples e contudo forte. A própria composição do tronco quase a meio, confere-lhe força, cortada pelas diagonais dos paus gelados no fundo. Há uma zona semi-iluminada, na parte superior, deixando ver as formas redondas das pedras. É uma fotografia cheia de formas distintas, realçadas pela luz baixa do momento.
Onde a colocar
01/12/2007
Impressa em grande, todo o esplendor do P&B e do brilho dos cristais de gelo no fundo escuro, ficará muito bem numa sala com cores fortes. Neste tipo de uso estará o seu maior potencial, valendo a pena uma fonte de iluminação própria.
Dezembro 2007
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine