Espere um pouco...
Faça ZOOM na fotografia abaixo
Se clicar vê toda a fotografia, titulo e detalhe
Novembro 2013
A história desta fotografia
01/11/2013
Esta é uma das muitas fotografias que eu fiz de um grupo de Garranos, cavalos semi-selvagens nas montanhas do Gerês. Estavam lindamente a pastar numa floresta de bétulas, perto da estrada principal. Eu estava com outros dois amigos, todos relaxados e respeitando as regras e ritmos da Natureza e da Fotografia.
Algumas pessoas apareceram, enquanto estávamos lá. Maravilhavam-se com os animais, mas ficavam apenas por 1 minuto, à pressa. A nossa observação e tempo foram premiados com grandes momentos.
Antes disso, eu tinha tido uma leve discussão com um suposto Guarda do Parque, depois de nos tentar desinformar sobre o acesso à montanha.
Toda a história por trás desta foto está publicada em papel, na crónica "Fotografias com histórias por trás da lente" que escrevo com prazer na Revista zOOm Fotografia Prática.

Questões técnicas
01/11/2013
Originalmente, esta fotografia é vertical e a cores (RAW), registada com máquina SLR digital, com distância focal de 170mm, f/2.8, ISO 1600 e tempo de exposição 1/250s. Eu tinha que ser rápido, abrindo a lente ao máximo, sob a folhagem da floresta. Todos os movimentos, exceto os meus, eram rápidos.
Depois de várias tentativas, e só a 14m deste cavalo (esta informação está disponível no EXIF), o cavalo rola no solo e ergue-se majestosamente, sacudindo-se. E capturei o momento. Sem tripé.
A foto foi convertida para P&B no LR4, numa conversão próxima de filtro azul, e também cortada para 1x1. Acrescentei um pouco de grão, em pós-processamento.

Opinião crítica
01/11/2013
É uma fotografia única, em ocasião, pelo momento em si mas também porque não é comum ver-se este momento com os garranos. Foi pelo à-vontade com que os cavalos estavam, depois de vários minutos com eles, que este momento surgiu.
A composição ao centro dá-lhe força. As texturas, linhas e o jogo dos negros, sombras e brilhos são uns dos contributos visuais desta fotografia. O outro, tão importante, é o congelando muito bem conseguido. A poeira, folhas e galhos foram capturados
maravilhosamente bem, a voar no ar. A crina de cavalo também foi registada em excecional detalhe e bela forma.
Mesmo com o "crop", a fotografia tem detalhe para uma ampliação razoável.

Onde a colocar
01/11/2013
A impressão desta fotografia num papel à base de fibra é simplesmente deslumbrante. As sombras e os negros da imagem, somados à textura do papel, resultam numa bela impressão final.
Sugiro esta fotografia, com as proporções 1x1, numa sala ou escritório mais privados. Não necessariamente numa grande impressão, mas com um tamanho de cerca de 30cm x 30cm, pelo menos. Também vejo esta foto com um passpartout grande, branco.

Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine