A história desta fotografia
01/11/2010
Caminho com amigos em Antuérpia, num Sábado de turismo. Iríamos ao Museu da Moda, deixando o de Fotografia para outra ocasião. No caminho, deparo-me com esta quase-escultura, à chuva: um cobertor, uma janela e um aquecedor. É o que vejo no momento, com uma simbologia que me obriga a voltar para trás e a registar. Se não o fizesse ir-me-ia arrepender mais tarde. Num momento de evolução profissional, alargando trabalho ao Benelux, observando profundamente e convivendo mais com a urbanidade, é altura de fotografar.
Questões técnicas
01/11/2010
Resultou de um stitch de 8 fotografias, com DSLR. O facto de não ter usado o tripé não foi crítico, sem grandes problemas de paralax em questão (bom, é com alguma prática). Com uma das minhas lentes preferidas, a Nikkor 50mm f/1.8, rapidamente fiz o registo com ISO 400, f4, 1/60s. Embora a lente introduza muito pouca distorção de barril, depois de as ligar, tive que endireitar verticais e horizontais com o Photoshop. Foi convertida para P&B, com ajustes de luminosidade e contrastes. A colocação na web usou técnicas para melhor flexibilidade e excepcional qualidade. Pior que a de impressão, naturalmente.
Opinião crítica
01/11/2010
Cheia de significado, é rica no conjunto punctum-studium, para além da qualidade e tamanho final do registo. Existem dois títulos possíveis, sobre os quais ainda não consegui decidir: "Linhas curvas vs linhas direitas" ou "A janela de vidro".
Punctum: o cobertor, desarrumado, sujo e molhado, na rua; o aquecedor, recto e limpo, no interior. Studium: há um vidro, a interpor-se entre o punctum, como que realçando o contraste nos significados; esse vidro reflecte outras janelas, outras realidades atrás das janelas - um manequim, uma pessoa e outras manchas. Belo e forte! Único. Mais coisas...mas não cabem aqui!

Onde a colocar
01/11/2010
Esta fotografia pode ser impressa com a melhor qualidade com 30cm de altura, quase 150cm de comprimento. Fica bem a P&B ou a cor, até porque as cores também colaboram no contraste dentro do punctum. Ficaria muito bem numa sala, tomando partido da linha horizontal predominante. Ou num café ou bar, onde se valorize a fotografia, assim como um olhar crítico e atento, sobre a vida e a realidade que nos rodeia.
Novembro 2010
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine