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A história desta fotografia
01/10/2009
Estou por Terras do Gerês, no monte, ao final da tarde. A luz é magnífica. O silêncio preenche. Os ouvidos amplificam os mais pequenos ruídos. Ao chegar ao local vejo uma manada de garranos a pastar naquela paz. Aproximo-me, mantendo-me junto ao chão e comunicando com eles. Sigo com uma máquina apenas. Não os quero importunar. É um momento de felicidade! Só terminou quando me arrependi de ter mostrado a mais leve desconfiança quando um dos cavalos se aproxima mais - o animal notou-o imediatamente e, por isso, virou-me as costas. Fiz uma pausa para comer e saborear o local, em cima de um penedo. Ao voltar vejo este arbusto de tojo, com um fundo já sombrio, obrigando-me trabalhar outra vez. Os cavalos observam-me.
Questões técnicas
01/10/2009
Foi executada com DSLR, Nikon D700, com a lente Sigma 12-24mm f/4.5-5.6 EX DG HSM a 24mmm,  f/5.6 e 1/60s, ISO 800. Usei tripé e o flash incorporado, em modo manual e +1.5EV. Quis obter uma sub-exposição no fundo, garantindo a iluminação das flores do tojo, amarelas. Foi registada em formato RAW, tendo sido convertida para P&B simulando um filtro vermelho. O contraste foi aumentado ligeiramente, sem quaisquer outros ajustes.
No seguimento do registo com a digital, fiz o mesmo com película, um FUJI Velvia 50, porque me parece digna de uma impressão de máxima qualidade em grande.

Opinião crítica
01/10/2009
Simples e não óbvia - dois ingredientes importantes em fotografia de fine-art. O P&B particularmente enriquece o registo, pelas linhas, formas e luz em causa. A composição, também imposta pela grande-angular, é primeiramente definida por uma linha/faixa escura a 2/3, interrompida a meio por um arbusto à distância, e pela dilatada forma da urze em primeiro plano. As flores iluminadas como que formam uma explosão de partículas iluminadas, em expansão, contrapondo com o arbusto e fundo negro, em compressão. O peso que este contraste impõe é tremendo, ainda realçado pela simetria escolhida. Lindo! Mesmo como a queria!
Onde a colocar
01/10/2009
Seja desta fotografia ou da idêntica versão em película, uma impressão em grande vai atrair os olhares e os sentimentos de quem a veja, seja no escritório ou numa sala. É uma fotografia de colecção. Impõe-se e, contudo, mantém simplicidade. Deve ser bem iluminada, colocada numa parede vazia e simples. Não ficará bem numa divisão com muitos elementos de decoração. Molduras...e que tal uma moldura dourada, grossa e pesada? Do estilo barroco. Mais contraste e mais peso, para além dos que a fotografia introduz! A Bomba, se me é permitido o humor.
Outubro 2009
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
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