. . . .
. . . .
. . . .
. . . .
A história desta fotografia
01/08/2010
Na vinha, ao Pôr-do-Sol, p'las 20h. No Workshop CAUSAS do ano passado, nas Terras do Alto Alentejo de Agosto, estávamos a terminar a sessão. No meio de risos, satisfação e frescura do final do dia, tínhamos feito muita fotografia. Nessas ocasiões, na verdade, coíbo-me de fazer fotografias que não sejam dos participantes (para o Making Of do Workshop). E, até, não tenho muitas hipóteses para fazer outras fotografias, dando atenção aos participantes, para os ajudar e ensinar. Esta fotografia é uma excepção, talvez porque já estaríamos a terminar. Também eu, me sinto satisfeito com o dia, o bom ambiente entre todos e a excelente luz!
Questões técnicas
01/08/2010
O relevante está no uso da lente e do flash. Quanto à lente, usei a Nikon 80-200mm f/2.8 AF-D, à distância focal de 200mm, abertura f2.8. O ISO a 200 resultou numa exposição de 1/320s, evitando uma fotografia tremida (especialmente com a lente em causa, a 200mm, sem tripé). Usei o flash incorporado, que na Nikon D700 é muito bom, em modo manual. Fiz uma compensação de flash, para -2EV, iluminando subtilmente as folhas. Contudo, propositadamente foquei para entre folhas e o infinito (onde se situa o Sol). A grande abertura garantiu-me um bokeh diferente entre folhas e o sol. A combinação do bokeh com o flash resultou numa iluminação invulgar nos contornos das folhas.
Opinião crítica
01/08/2010
Combinar e trabalhar a iluminação com a lente, brincando com luz e focagem, resultou  numa fotografia muito cativante. O fundo do céu, quase monotonal e cremoso, tem um peso grande pela composição, misturando-se com o amarelo e vermelho do Sol a meio. Esta mistura é "desfocada". A outra cor dominante, o verde, participa na outra metade da fotografia,  sombria e com os detalhes também não definidos. Toda a fotografia está como que "reservada", não revelando tudo. Define-se pela combinação de luz, contrastes e composição, quebrando todas as regras. Resultou numa fotografia muito expressiva.
Onde a colocar
01/08/2010
Esta fotografia fica muito bonita em pequena ou grande impressão. Sugiro-a com um passpartout creme claro, moldura de madeira recta e castanha (fina ou não, conforme as proporções). Poderá estar numa zona sombria, "brilhando" com luz localizada. Vejo-a mais num local de uso privado, talvez pela expressão de tranquilidade, sentido do "reservado" e ideia de final de tarde, em conforto. Não a vejo tanto num local de trabalho, mas...depende do trabalho!
Agosto 2010
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine