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A história desta fotografia
01/07/2009
Mindelo, Cabo Verde, final da tarde. Tinha ido ao mercado para fotografar e aproveitei visitar o pontão, virado para a baía. Do início do pontão até ao topo tive muitas ocasiões para fotografar diferentes situações. Havia um pequeno barco a descarregar e carregar coisas. Perguntaram-me para o que estava a fotografar, porque alguns não queriam ser fotografados.
A luz, como muitos finais de tarde no Mindelo, era difusa e amarela. Oiço a água, quebrando as pequenas ondas no betão rígido do pontão.
Há uns barcos ancorados ao longe. Alguns deles parecem nunca ter mexido, desde há anos. Para trás das minhas costas, sinto a energia da cidade.

Questões técnicas
01/07/2009
Usei a máquina panorâmica Hasselblad XPAN, lente de 35mm, com película negativo P&B TMAX100. É uma lente fenomenal! Usei um filtro vermelho, para aumentar os contrastes. Não foi uma situação de pouca luz, mesmo tendo usado uma pequena abertura de diafragma para obter a grande profundidade de campo que se vê na fotografia. Repare-se que o Sol faz parte da composição, tendo ofuscado muito pouco a lente. Pelo contrário, querendo um contra-luz, deverei ter feito a medição pontual de luz no cimento do pontão. Para focagem usei a distância hiperfocal, para conseguir garantir a máxima profundidade de campo.
Foi digitalizada com o Vuescan, do Ed Hamrick, no Coolscan 9000.

Opinião crítica
01/07/2009
Simples em composição, detalhe e em luz. Há, fundamentalmente, duas linhas e dois pontos fulcrais na fotografia: a linha vertical do pontão, a linha de barcos no horizonte, os pescadores (principalmente o que está no topo do pontão) e o Sol. Esta simplicidade é também ajudada pelo uso do contraluz, reduzindo os pormenores às texturas presentes no chão do pontão e nas ondas suaves da água. Estas texturas são completamente distintas uma da outra, entre a rudeza do cimento e a suavidade da água. Este contraste é fundamental na fotografia.
Pela composição, lente e focagem, com a máquina panorâmica usada na vertical, o pescador no pontão aparenta estar no topo de uma coluna vertical de cimento.

Onde a colocar
01/07/2009
Pode ser impressa em grande, tendo resultado da digitalização de película, garantindo todos os pormenores existentes no chão de cimento, pessoas e barcos, mesmo em grande tamanho. Pela simplicidade e pelo P&B, não compete com uma decoração complexa e colorida, à sua volta.
Sugiro a colocação numa moldura simples, com ou sem vidro. Um passpartout não me parece ser vantajoso, entrando em conflito com as linhas da fotografia. A não ser de cor, e.g., amarelo suave ou grená. Mas mantinha o máximo de simplicidade.
Quer em casa, escritório ou num local público, vai contribuir para a alegria de que o/a visite, para além de si!

Julho 2009
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
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