A história desta fotografia
01/06/2010
Passo por esta árvore outra vez, depois de muitas vezes ter caminhado por ali, sem a ver. Estou no coração do Gerês, menos turístico, mais "real", das gentes, animais e dos cíclos de vida locais, das grandes rochas e árvores, seculares.
Um especialista disse-me dever ter uns 600 ou 700 anos. É o sobreiro mais antigo que conheço! Mais velho que muitos grandes monumentos, é um monumento que resistiu a muitos tempos difíceis.
Eu sou um simples observador no seu caminho. E fotografo-o.
Texto disponível em áudio (abaixo, #1).

Questões técnicas
01/06/2010
Resultou de várias fotografias ligadas (stitch) em 2D, tiradas com uma DSLR, com a lente Sigma 28-80mm f/3.5-5.6 HF Macro, a 80mm, ISO a 400, abertura em f8 e tempo de exposição de 1/350s. Com tripé, mas com cuidado! A sobreposição e sequência de fotografias, com prática, conseguem garantir um bom trabalho final. Terminou numa fotografia para uma impressão com mais do que 80cm de lado, sem qualquer ampliação e com a melhor qualidade.
Foi convertida para P&B, fazendo ainda uma brincadeira de colorir algumas folhas, com a côr dourada (amarela).
Texto disponível em áudio (abaixo, #2).
Opinião crítica
01/06/2010
Desta vez, uma fotografia realista na execução e no trabalho final (excepto no toque das folhas amarelas!). O pormenor é absolutamente excepcional, transmitindo a escala e o detalhe da copa e do tronco. O contraluz e brilho nos contornos dão-lhe uma riqueza impar, com volume e sentido de escala. O brilho directo do Sol é cortado, dando origem a 3 focos de luz, como se fossem três Sóis. Deste brilho, nota-se que o diafragma estava a f8.  Com sentido e com toda a qualidade na execução, para ser impressa num bom papel.
Texto disponível em áudio (abaixo, #3).
Onde a colocar
01/06/2010
Esta é uma fotografia com grande sentido de fundo, grande história, transmissão de energia e sentido de escala física e temporal. Deverá ficar bem impressa em grande, não só pela qualidade que suporta, mas para transmitir tudo o que contem.
Ajusta-se bem a um local que transmita solidez, força e sentido de existência e de modos de estar. Como é a P&B, ajusta-se bem a um local com cor, pelo contraste global.
Texto disponível em áudio (abaixo, #4).
Junho 2010
MP3 Player requires JavaScript and the latest Flash player. Get Flash here.
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine