. . . .
. . . .
. . . .
. . . .
A história desta fotografia
01/06/2008
Newcastle. As linhas arquitectónicas das novas estruturas dos edifícios e novas pontes, com o antigo da cidade, criam um contraste excepcional. Está frio e durante muitos dias não se vê o sol. Chove. Conduzimos do meio de Inglaterra até ao norte. Renovo as memórias do Yorkshire, com as moors sempre iguais. Era onde os Famosos Cinco tinham muitas das suas aventuras. Onde o Cão dos Baskervilles, de Arthur Conan Doyle, colocou o Sherlock Holmes e o amigo a pensar. Não há mistério aqui, mas beleza e maravilha na técnica, no Salão de Concertos de Newcastle, na Ponte do Milénio e na Galeria de Arte Moderna.
Questões técnicas
01/06/2008
É uma fotografia tirada com máquina analógica, película de negativo P&B, Kodak TMAX400. É conhecida pelo seu grande contraste, entre brancos e negros. Pelo elevado ISO, não foi necessário tripé. Também o grão que resulta é elevado, dando-lhe um volume interessante. A lente de 85mm foi suficientemente longa para limitar a atenção nos pormenores do tecto do edifício, tornando-a plana e sem noção de perspectiva.
Opinião crítica
01/06/2008
As linhas e curvas, intersecções e cruzamentos, assim como as diferentes texturas e luminosidades, conferem a esta fotografia grande equilíbrio e beleza, na simplicidade. O elevado grão em conjunto com os negros e brancos dão-lhe grande conteúdo. A regra dos terços cumpre-se, assim como se faz trabalhar o ponto de fuga e a dinâmica, pela linha que parte do canto inferior direito. Lendo mais atentamente, as sombras do pilar repetem-se num dos reflectores, ajudando a imaginar vários pontos de luz, escondidos. A textura leitosa da parede inferior é bela!
Lembra mar, ondas, bandeiras e velas.

Onde a colocar
01/06/2008
Esta fotografia não necessita de luz demasiado forte, sendo um P&B sem muitos pormenores pequenos. O grão, as linhas e as texturas são A fotografia, O seu volume. Ficará bem num espaço com decoração minimalista. Neste momento que escrevo estou a imaginá-la numa parede vermelha...mas isso pode ser por estar influenciado pela última compra, também  um P&B para uma parede vermelha!
Esta fotografia fica maravilhosa impressa em grande, com moldura fina e escura, passpartout creme.

Junho 2008
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine