. . . .
. . . .
. . . .
. . . .
A história desta fotografia
01/05/2010
A Primavera rebenta. Levanto-me cedo para fotografar, e já uns rouxinóis comunicam entre si. Há uma humidade fresca nas ervas, precipitando as poeiras do ar. O ar está límpido e a temperatura é baixa, mas agradável. O Sol nasce com cores quentes e cristalinas, dando energia a tudo o que vive, cheio de cor. Há flores roxas, amarelas, brancas e os verdes são fortes e saturados. As papoilas são muitas, e surgem em variadas fases de crescimento. É uma manhã de que não me esqueço, com os pés bem assentes na terra.
Questões técnicas
01/05/2010
Foi tirada com a DSLR Nikon D700, com a lente Nikon 105mm f/2.8 AF Micro, ISO a 400, abertura f3.2, e tempo de exposição de 1/750s. Sem tripé, a esta velocidade, abertura e ISO. A ideia, propositada, foi desfocar, com focagem em manual.
É, por isso, uma fotografia de muito simples execução, mas original pela fora de ver e registar a realidade visual. A lente 105mm Micro é conhecida pelos bonitos "Bokehs", i.e., as formas que resultam da desfocagem. Mas a fotografia é, toda ela, "Bokeh". Deixa imaginar os detalhes, partindo das manchas negras e nas formas das papoilas.

Opinião crítica
01/05/2010
Nada realista! Impressionista, deixando ao observador a sua pessoal interpretação e construção emocional. Não pelos contornos, que quase não existem, mas pela conjugação de cores e formas globais. Note-se que as duas cores dominantes, o verde e o vermelho, são complementares. Em conjunto, resultam numa fotografia forte em cor, com um brilho e contraste especiais, por essa combinação complementar. As manchas negras no fundo dos botões introduzem ritmo visual. A desfocagem não foi exagerada nem insuficiente. O que diriam os fotógrafos pictoralistas e pintores do início do século XX?
Onde a colocar
01/05/2010
Sugiro a colocação num local de uso pessoal, com luz natural indirecta abundante. A impressão pode ser enorme, até porque não é uma fotografia de detalhe, mas de pura força pela cor e formas globais. Aguenta ampliação e amostragem sem problemas. Julgo, pela minha interpretação, é certo, ser uma fotografia positiva para um local e espíritos positivos!
Maio 2010
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
ENGLISH / PORTUGUÊS
Página anterior
Página seguinte
zOOm Magazine