Abril 2012
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A história desta fotografia
01/04/2012
Estamos no meio dos Pirenéus. O plano para o dia é caminhar ao longo de um belo vale, perto de Benasque. É primavera e sentimos que chegamos ao vale no pico de um autêntico brotar floral. Encontramos este "mar" de dentes-de-leão, à hora de almoço. Havia ilhas de rochas, espalhadas na base do vale. Escolhemos uma para almoçar e depois cada um escolhe a sua para uma morna e silenciosa sesta.
Os passarinhos cantam. As nuvens voam. És observado por animais que não vês, mas que te acompanham a cada passo. Estás no meio da floresta e da montanha. Caminhas livremente. Respeitas livremente. Vais e vens com regras que segues naturalmente, porque és um caminhante respeitador.

Questões técnicas
01/04/2012
Foi executada em película de diapositivo 35mm, outra vez a minha "velha" Nikon F80 e a sempre viva e boa lente 24mm f2.8 (isto parece um tributo as estas minhas coisas). Sem tripé e mais nenhum filtro senão um filtro Haze-2A UV. Digitalizei-o novamente com o grande Nikon Super COOLSCAN 9000 ED, na melhor qualidade.
Em pós-processamento apliquei um filtro ND graduado, para baixar as nuvens em 1 stop. Depois foi só um bocadinho de contaste e USM. Não levava comigo os meus filtros ND-grad, para andar leve. Mas a película e a digitalização foram buscar os detalhes nas altas e baixas luzes. Ainda defendo que fui fiel à cena, e sem dúvida ao diapositivo.


Opinião crítica
01/04/2012
Quanto a composição, intencionalmente decidi "partir" a fotografia em 2 metades - o "mar" de flores com as ilhas rochosas e, mais atrás, o céu, as montanhas e a floresta densa. Assim, dou um papel visual maior às flores, como que reduzindo o tamanho e peso das grandes montanhas. 
As nuvens no céu também têm um papel importante, dando textura e volume, mas também contribuindo para sombras interessantes nas encostas. A grande-angular 24mm está suficientemente próxima da horizontal, mantendo a distorção de forma discreta. Contudo, consegue-se incluir um pouco da rocha do lado inferior esquerdo, contribuindo para perspetiva.

Onde a colocar
01/04/2012
Bem, há uma regra sempre presente - dá-lhe luz que ela brilhará. Para além disso, e embora o ficheiro original tenha a qualidade e informação mais do que suficientes, eub imaginaria esta fotografia impressa em pequeno. Algo entre A5 e A4. Porquê? Talvez porque me daria a impressão de um pequenino tempo; um templo pela Natureza, pela pureza, pela força das coisas pequenas viventes.
Isto é absurdo?

Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
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