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A história desta fotografia
01/04/2009
Alentejo, Alentejo...
Saí cedo, em direcção ao Sul. A Primavera invadia os campos de aguarelas quase irreais. Ao passar Portalegre, os montados exibem os verdes vivos, da chuva morna que tinha caído, no meio dos velhos troncos de sobro e copas grandiosas. As nuvens pintalgam o céu, por entre o azul. As cores são vivas. Há pouco trânsito e vou lentamente para ver a paisagem. Aparecem os roxos de Abril/Maio, da soagem (Echium plantagineum) que invade alguns campos. Pelas cores, parece uma Provença, em Portugal. Paro. O gado foge, para longe da cerca. Fotografo.

Questões técnicas
01/04/2009
Foi feita com uma máquina reflex analógica, Nikon N80, em película de diapositivo Fuji Velvia 50. A lente é a Nikkor AF 80-200mm f/2.8, tendo acrescentado um teleconversor Kenko 2x e um filtro polarizador. A película que é, o Velvia, tem um grão quase imperceptível e permite uma saturação de cores muito rica. Na digitalização, com redução de grão e de poeiras (ICE), e no pós-processamento digital, as cores e contrastes foram mantidos. Aplicou-se um unsharp-mask que uso para o Velvia e para paisagem. É fiel ao fotografado. A abertura de f/2.8 permite gerir a profundidade-de-campo, nos vários planos. Com tripé, claro.
Opinião crítica
01/04/2009
Simples em linhas, em cores e em contrastes. A composição, fazendo uso da profundidade-de-campo, coloca as linhas do primeiro sobreiro como que seguindo as linhas do sobreiro no fundo. As linhas dos troncos são suaves e quase sensuais. A textura rude da primeira árvore contrasta com a fluidez do fundo. No chão, as manchas roxas e verdes ajudam no sentido de profundidade, tal como a copa indefinida da árvore do fundo.
A fotografia quase que humaniza as árvores, num exercício estático, mas que se tornou corpóreo, sensual (dos sentidos) e dinâmico.

Onde a colocar
01/04/2009
É uma fotografia de admirar, em grande, durante uns momentos. Embora simples, as linhas e cores pedem a uma contemplação com tempo. Coloque-a numa parede  quase à largura do conjunto fotografia-moldura. Se lhe colocar um passpartout, com vidro, sugiro um branco/creme leve. Necessita de uma luz própria, para merecer um "Ah" de que lhe faça uma visita. Parece-me ser demasiado soft para um ambiente de trabalho. Melhor em casa.
Abril 2009
Alma Lux Photographia
Música de Fabrício Cordeiro, Projecto Moustache
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